Acabei de ler um post no Facebook bem bacana do nadador Gabriel Fidélis e acabei lembrando da época em que investi na empreitada de treinar nos EUA, ou quase, como costumo dizer, uma fez que Coral Springs é na Flórida.
Os sentimento que ele teve foram semelhantes aos meus, na parte de treinamento, equipe. As semelhanças acabam aí, enquanto ele deve estar apenas iniciando uma carreira, eu estava tentando, aos 30, curtir o máximo do que seria meu (pen)último suspiro. Campeões olímpicos? Maior estrela da equipe era justamente um brasileiro: Xuxa Scherer. Muitos adolescentes americanos.
Espero que ele tenha a sorte de encontrar o sucesso que tive nos meus 15 meses.
Segue, na íntegra:
E ai pessoal, ontem completou 1 mês que estou aqui em Baltimore treinando no NBAC e quero compartilhar com quem esteja interessado essa minha experiência que tem sido muito interessante. Aqui no NBAC( North Baltimore Aquatic club) meu treinador é o Bob Bowman, que foi o primeiro e único técnico do Michael Phelps e diversos outros atletas campeões mundiais e olímpicos, a equipe é formada por 10 nadadores e 7 deles são campeões Olímpicos em Londres 2012. As primeiras semanas foram realmente muito difíceis, os treinos aqui são muito volumosos com intervalos muito curtos, bastante medley e principalmente muito trabalho de perna. Tenho me adaptado rápido mas ainda continua difícil porque com o passar das semanas o volume vai aumentando, estamos nadando em torno de 14 km por dia divididos em 2 treinos e mais trabalho de
Musculação todos os dias. O que tem me impressionado bastante também são os tempos que os atletas fazem no treino mesmo na fase de base, já que as series são sempre progressivas e todo dia tem alguma coisa forte no final. Outro ponto positivo dos americanos é o espírito de equipe que eles tem, coisa que é difícil de se encontrar no Brasil, todos atletas aqui são tratados como iguais e não existe privilégios se você é campeão Olímpico ou não, estão sempre motivando uns aos outros, elogiando e também se necessário criticando, mas com críticas construtivas como por exemplo falando sobre sua técnica de nado. Não é comum se ver alguém reclamando de treinos difíceis ou intervalos curtos.Todos aqui tem um objetivo em comum que no caso, é ser o melhor. Bom, por enquanto é isso. Grande abraço a todos e bons treinos.
“That which does not kill you has the potential to make you stronger. Will you let yourself be defeated or will you prevail? It is a choice!”
Fernando Cunha Magalhães
Super experiência do Gabriel.
Lembro de uma semana de treinos em Mission Bay após Sundown Swim to Seoul em 88, chamou-me a atenção como os caras se provocavam dizendo que ganhariam o próximo tiro da série. Um clima bem bacana durante os treinos fortes e volumosos.
Se bem que no Curitibano o clima também era bem legal, pelo jeito, diferente da experiência do Gabriel aqui no Brasil.