Os costistas foram a atração à parte do duelo Phelps & Lochte nesta noite. Em 20 minutos, Missy Franklin nadou a semi nos 200m livre e depois bateu o recorde americano nos 100m costas com um tempo que a colocou como grande favorita para Londres. A antiga recordista, Coughlin, não vai poder defender seus dois títulos anteriores, pois acabou em terceira: “É tempo para Missy e Bootsma“, disse graciosamente após a prova. Sua última chance de aumentar sua (grande) coleção de medalhas olímpicas é nos 100m livre.
Depois, Matt Grevers fez a segunda melhor marca do mundo, mas não bateu nem o recorde de seu país, pois o recordista mundial é o americano Aaron Peirsol. Ele vai tentar manter a hegemonia americana na prova que vem de 1996.
Nos 100m peito, as duas representantes olímpicas fizeram as duas melhores marcas do ano. Breeja Larson acabou vencendo a favorita Rebecca Soni, mas como o que importa aqui é ficar em primeiro ou segundo, sem stress para Soni.
12.671 pessoas para acompanhar. No placar de finais, 1×1. Os tempos não foram bem o que todo mundo aguardava, mas o resultado final dos 200m livre foi Phelps-Lochte, com a emoção de 5 centésimos separando ambos. Mesmo não conseguindo ver esta prova, acredito que a final olímpica daqui um mês terá os dois, mas será um pouco diferente, com ambos nadando mais rápido.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero