O circuito de competições Mare Nostrum é uma iniciativa bem sucedida de envolver eventos que já existiam sob uma mesma égide. Barcelona, Mônaco e Roma atraem nadadores de todo mundo, em busca de boas marcas em locais turísticos. Brasileiros vem participando, pois esta é uma boa época para acertar os detalhes de treinamento.
E a etapa de Barcelona começou bem para nossa equipe, com 7 medalhas, sendo uma dourada com recorde de campeonato. Kaio Márcio fez sua melhor marca do ano (7a. do mundo em 2012) e chegou bem na frente dos demais, nos 200m borboleta, e ainda ficou com a prata nos 100m hoje.
As demais medalhas brasileiras vieram com Henrique Rodrigues (prata nos 200m medley), e Felipe Lima (prata nos 50m e bronze nos 100m peito) e os bronzes de Daniel Orzechowski (50m costas), Glauber Silva (50m borboleta) .
Joanna Maranhão passou por uma verdadeira maratona de provas (4 ontem mais 4 hoje), estratégia comum para quem tem nos 400m medley sua melhor prova. Esta foi sua melhor colocação (4a.) numa prova bem consistente.
O grupo agora vai para Roma, no Troféu Sette Coli, para segunda etapa ainda nesta semana, enquanto outro grupo finaliza em Mônaco (Bruno Fratus, Tales Cerdeira, Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Henrique Barbosa, Leonardo de Deus, Thiago Pereira e Nicholas Santos).
Os demais recordes ficaram com a inglesa Rebecca Adlington (cada vez mais favorita ao ouro nos 800m livre em Londres) e com o sul-africano Cameron van der Burgh, nos 100m peito. Mas o recorde mais comemorado foi da espanhola Marina García, com o recorde nacional nos 200m peito.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero