Não, não foi no Pan. Até porque as provas de natação acabaram ontem no Centro Aquático Scotibank. A competição é a Copa do Mundo. A piscina é a rápida de Berlim. O circuito é de 25m. O recorde é mundial.
Um dos primeiros da era pós-maiôs polêmicos, a americana Melissa Franklin, apenas 16, abaixou o recorde da japonesa Shiho Sakai em 15 centésimos, nadando os 200m costas em 2:00.03, ficando próxima de ser a primeira a abaixar dos dois minutos. Com o recorde, ela volta para casa com 10 mil dólares no bolso (pouco, comparado aos milhares distribuídos no circuito de tênis da ITF, mas OK para os parâmetros da natação mundial). Com potencial (pela sua versatilidade – já havia ganhado um bronze nos 200m livre) para ser uma Phelps de maiô, a menina deve antes passar pelas fortes eliminatórias americanas se quiser um lugar em Londres.
Os demais destaques deste dia foram: as vitórias de Michael Phelps nos 100 e 400m medley, o recorde de campeonato nos 200m livre para Allison Schmitt (USA), e a longa fila para fazer o exame de doping, já que havia apenas uma pessoa para pegar as assinaturas dos atletas.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero