Após brilhar no NCAA, Vladimir Morozov fez a melhor marca nacional sem os trajes tecnológicos nos 100m livre no campeonato russo. Mas a vitória com o primeiro sub-48s do ano (47.93) não veio fácil, com Lobintsev e Izotoz na cola. Sim, eles também vem fortes para o revezamento 4x100m livre no Mundial.
Recordes nacional mesmo caiu com Vyacheslav Sinkevich nos 200m peito (2:08.62), com uma boa volta.
Já na África do Sul, após o vexame de ter que suspender o campeonato para limpar a piscina, Roland Schoeman não teve qualquer problema para vencer os 50m livre com 21.88. Antes, Schoeman já havia abaixado o índice para Barcelona, na parcial dos 100m livre. Chad le Clos conseguiu classificar com facilidade para suas provas, os 100 e 200m borboleta, além de vencer os 100m livre.
Já na Noruega, no campeonato em homenagem a Alex Dale Oen, que faleceu de maneira trágica a quase um ano atrás (30/04), a rainha da Copa do Mundo, Katinka Hosszu continua com seu objetivo War de conquistar o mundo (se não entendeu, compre este jogo, ou baixe no appstore), nadará todas as 15 provas do programa. Com esta atitude, a húngara desafia alguns tabus da natação – de resistência principalmente!