O International Swimming Hall of Fame divulgou os nomeados de 2013. Entre eles, estão os multi-campeões olímpicos Peter van Hoogenband e Yana Klochkova.
O primeiro, holandês, foi notável em derrotar, na mesma olimpíada, o então imbatível Alexander Popov nos 100m livre, e o então recordista mundial dos 200m livre, Ian Thorpe (este com um atenuante, na sua casa – Sydney). A segunda, ucraniana, foi uma das melhores nadadoras de medley do mundo e chegou a nadar por clube brasileiro.
Ainda na mesma “classe” 2013, a alemã Dagmar Hase e o polêmico americano Gary Hall Jr. Hase, ouro nos 400m livre em Barcelona 1992, ainda conquistou medalhas nos 400m livre e nos 200m costas. Já o velocista contemporâneo de Gustavo Borges, tem 10 medalhas olímpicas, sendo 5 douradas, incluindo o bi-campeonato nos 50m livre (2000-2004). Uma das suas frases mais famosas foi dizer que os americanos iam esmagar os australianos como guitarras, antes de ser esmagado numa prova que é considerada um dos melhores momentos olímpicos.
Vale a pena rever:
[youtube id=”dQQt0eTknxY”]