Nessa quinta-feira (03), o Comitê Olímpico da Irlanda confirmou o interesse em utilizar a infraestrutura de Uberlândia como local de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Os representantes do país entregaram ao prefeito Gilmar Machado uma carta de intenções. Nos próximos dias, eles visitarão as instalações do Complexo Municipal Virgílio Galassi, Praia Clube, Sesi Gravatás e Universidade Federal de Uberlândia.
O chefe executivo do Comitê Olímpico da Irlanda, Stephen Martin, demostrou grande interesse nas estruturas de Uberlândia. “Nossa equipe esteve em Uberlândia no mês de março para uma primeira avaliação e gostamos muito. Dentro das opções existentes, a cidade é certamente a melhor. Voltamos agora com uma equipe maior e tenho certeza que eles também vão aprovar a estrutura. A tranquilidade da cidade é um grande diferencial para os treinos da equipe. Essa ainda é uma intenção do comitê, mas há uma grande chance de firmarmos o contrato”, disse.
Representando o Governo de Minas, o secretário de Estado Adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, acompanha o comitê e reforça a parceria do município com o Estado na divulgação da cidade como Centro de Treinamento. “Uberlândia tem diferenciais incríveis e que são atrativos para bons comitês. Somos um time forte e unido para oferecer o melhor para a Irlanda ou qualquer outra delegação que manifeste interesse. Tenho certeza que outras equipes ficarão curiosas em conhecer o que a cidade tem a oferecer, principalmente com o Mundial de Vôlei esse mês”, destacou.
O prefeito Gilmar Machado demonstrou a satisfação em receber o comitê e garantiu todo o apoio da Prefeitura e secretarias. “Os Jogos Olímpicos não são apenas do Brasil, mas de Minas e de Uberlândia. Faremos de tudo para que a equipe sinta-se bem vinda e goste de nossa cidade. Esse é um esforço conjunto do poder público com diversas entidades”, destacou o prefeito.
Minas Gerais e Os Jogos Olímpicos
Vários países já visitaram Minas Gerais para conhecer as 8 cidades credenciadas pelo Comitê organizador de 2016 como Centro de Treinamento. Entre as delegações estão as da Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Portugal, Irlanda e outros.
O comitê da Inglaterra será o primeiro a escolher um Centro de Treinamento e a cidade escolhida foi Belo Horizonte. “O governo do Estado é um facilitador nos serviços que forem necessários para captar as equipes. Estamos trabalhando nisso e creio que vamos sair na frente. Daqui duas semanas vamos fechar um acordo inédito entre o Comitê Olímpico da Inglaterra e provavelmente paralímpico da equipe, que foi terceira colocada nos últimos jogos”, disse o secretário adjunto Rogério Romero.
Matéria: Renata Silva