Pois é, a equipe de natação já está na Vila pan-americana. Chegou hoje a Guadalajara e deu uma caída na piscina para soltar um pouco da viagem de ônibus que tiveram de San Luis Potosí para a sede do Pan de 2011. Além da imprensa, o que aguardava a seleção era a chuva e previsão de um tornado! O campeão olímpico Cesar Cielo puxou as atenções, mas apenas Joanna Maranhão deu entrevista.
E a natação continua em alta. Dos 12 atletas a serem vistos pela reportagem do períodico mexicano El Universal, 3 são nadadores. Além de Cielo, aparecem Albert Subirats e Elaine Breeden.
O primeiro é venezuelano, portanto nenhuma surpresa que mora e treina nos Estados Unidos, onde estudou no Arizona. Foi o primeiro nadador do seu país a conquistar uma medalha em Mundial de longa (Melbourne 2007), além de ter sido medalhista no mesmo ano no Pan do Rio. Recentemente esteve suspenso por suspeita de doping, mas teve seu caso cancelado pela FINA. Sua especialidade é o borboleta, onde detém a quinta melhor marca mundial de todos os tempos nos 100m, à frente do brasileiro Gabriel Mangabeira (10o.). A briga vai ser boa com Kaio Márcio.
Já a americana tem uma prata olímpica por ter nadado o borboleta nas eliminatórias do revezamento medley em Pequim. Sua especialidade é os 200m (15a. marca do ano), onde terá Joanna Maranhão como a melhor brasileira.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero