O Campeonato Europeu de Natação, programado para 16 a 27 de maio, na Antuérpia/Bégica, ainda não foi confirmado. Prova maior disso, é a suspensão e a falta de mais informações sobre ingressos para o evento. Tradicionalmente, o Europeu serve de eliminatórias dos países menores, e um grande teste para os demais.
Por enquanto, nenhum comunicado oficial, nem mesmo na Liga Européia de Natação. A cidade já garantiu 100 mil euros mas, segundo um jornal local, seriam necessários mais 300 mil euros. Os rumores dizem que os organizadores já estão sondando a cidade holandesa de Eindhoven, que sediará o Europeu de saltos ornamentais na mesma época.
Outras notas da semana:
Quem também passa por uma grande crise fora das piscinas é o Japão, mas isso não parece ter afetado o ânimo de seus nadadores que, no primeiro dia do campeonato nacional de piscina curta, estabeleceram 5 novas marcas. Abram os olhos para eles…
Phelps admite que não é mais garoto e lança mão de uma câmara hipóbárica para similar altitude e melhorar sua recuparação. O mesmo passou ainda por uma sessão de fotos para sair em uma propaganda de shampoo.
Logo após Mark Spitz criticar o retorno dos nadadores (logo ele, que foi muito mal sucedido em seu retorno aos 40 anos), a australiana Libby Trickett parece ser mais uma com chances reais de aumentar sua coleção olímpica, após um bom tempo nos 100m livre, prova em que foi recordista mundial. A chance seria em pegar a vaga no revezamento 4×100m livre.
A nota triste vai para o falecimento do ex-técnico da seleção brasileira, Denir de Freitas. Seu maior pupilo foi Djan Garrido Madruga, medalhista olímpico que chegou a ser, por um breve período, recordista olímpico. Em nota oficial, a CBDA lamenta o fato.
E continuem acompanhando os brasileiros no GP de Missouri, aqui; e os comentários dos resultados das eliminatórias do primeiro dia aqui e das finais aqui. Neste meio tempo, babemos com o complexo aquático de lá.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero