Publicado em 23/10/13, aqui
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (23.10) publica portaria do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com a nomeação de integrantes do Conselho Nacional do Esporte (CNE). Entre os novos membros, estão Ronaldo Nazário, ex-jogador de futebol e atual integrante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, e Bernard Rajzman, ex-atleta de vôlei e recém-eleito membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O CNE é um órgão colegiado de deliberação, normatização e assessoramento, diretamente vinculado ao Ministro do Esporte e parte integrante do Sistema Brasileiro de Desporto. O objetivo do conselho é buscar o desenvolvimento de programas que promovam a democratização da atividade física para todos os setores da população, bem como a melhoria do padrão de organização, gestão, qualidade e transparência do desporto nacional.
O ministro destacou a presença de ex-atletas na nova composição, citando como exemplo Ronaldo Fenômeno: “Não tínhamos no CNE um ex-jogador do esporte mais popular do Brasil e do mundo. Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas e membro do Comitê Organizador do Mundial de 2014. É um grande representante do futebol e terá papel importante no conselho”.
Outros esportistas que fazem parte da nova composição do CNE são Marcus Vinícius Freire – ex-jogador de vôlei e atual diretor executivo de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – e Rogério Romero – nadador que disputou cinco Olimpíadas e hoje exerce as funções de secretário de Estado Adjunto de Esportes e da Juventude de Minas Gerais e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer.