Festa pela escolha pelo direito de sediamento. Festa para mostrar quem serão os embaixadores do evento. Festa faltando 100 dias. Sucesso de vendas nos ingressos – online. Apresentação oficial das medalhas com atletas saindo de dentro da piscina com elas. Patrocinadores apoiando e ativando. Produção de fotos, canção e vídeo oficial. Merchandising com vários produtos licenciados. Sucesso com a escolha de 4 mil voluntários. Concurso para escolha do Mascote. Enfim, várias ações de promoção do evento esportivo.
Não, não estou falando de nenhum grande evento da FIFA ou COI, e sim da FINA, ou, mais especificamente, da organização de Barcelona (sempre ela) para o Mundial de Esportes Aquáticos. Na verdade, a cidade acabou sendo beneficiada. A FINA abriu um processo de candidatura, que começou no final de 2008 e culminou com a escolha de Dubai no meio de 2009, mas esta declinou em Maio de 2010. Na correria, o novo processo foi bem mais célere (apenas dois meses) e Barcelona, que nem havia pleiteado em 2008, acabou sendo a escolhida.
Veja aqui, a recente convocação da equipe de maratonas aquáticas brasileira.
Obviamente contou à favor da cidade catalã o fato de todos os equipamentos já estarem prontos, afinal, além das Olimpíadas de 1992, eles já foram sede a 10 anos atrás deste mesmo Mundial. Isso, e o fato deles sediarem diversos eventos em todas as áreas, deve ter colaborado um planejamento bem estruturado com todas estas ações.
Será que a russa Kazan vai manter este padrão em 2015?
Acompanhe o vídeo oficial:
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