Projetar Minas para o mundo, bem como valorizar as potencialidades econômicas e culturais a partir da constituição de legados esportivos – estas foram algumas das perspectivas que motivaram o encontro realizado ontem, 02 de abril, com, aproximadamente, 30 representantes municipais e gestores da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.
A proposta é oferecer apoio aos municípios interessados em acolher, com eficiência, equipes estrangeiras no período que antecede os Jogos Olímpicos e Paralímpicos programados para 2016.
De acordo com o secretario-adjunto da SEEJ, Rogério Romero, é imprescindível estimular o diálogo e fomentar o engajamento nos mais variados setores. “É fundamental fortalecer as identidades regionais possibilitando a aclimatação tanto de modalidades coletivas quanto individuais. Os olhos do mundo vão estar voltados para o Brasil, assim, precisamos nos pautar em preceitos de excelência”, salientou.
Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Tatiana Flores, a meta é otimista. “Pretendemos habilitar cerca de dez centros. Recentemente, fomos visitados pela comissão Irlandesa e vamos nos adequar em alguns quesitos sugeridos mas, considerando que temos pouco tempo, acredito que conseguiremos superar nossos limites”, explicou.
Em Minas, 13 instalações já foram aprovadas e a proposta é estimular outros municípios a aderir à iniciativa. Vale lembrar que as inscrições vão até 19 de abril e o formulário encontra-se disponível no endereço eletrônico treinamentoprejogos@rio2016.com .
Detalhes sobre infraestrutura, cadastramento, transporte e hospedagem, poderão ser conferidos por meio do sitio http://www.rio2016.com .