Recentemente estive no Grêmio Náutico União. Não tive o prazer de rever a piscina que me deu as primeiras vitórias a nível nacional (estava em uma outra sede e a piscina do brasileiro juvenil de 1986 está passando por reforma). Conversando com meu ex-técnico Mirco Cevales, ele me mostrou a única atleta gaúcha (nataçã0) a ser convocada para o Pan: Graciele Hermann.
Desnecessário dizer que deve ser descendente de alemães e, portanto, com biotipo favorável. Está escalada para nadar os 50m livre. Vi um pouco do seu nado: é mais uma que adotou o estilo de braço reto fora da água. Deve ser eficiente (foram estabelecidos diversos recordes mundiais com esta técnica), mas eu particularmente não gosto – nada como um ombro alto…
Agora, fora isso e sua idade (18), fica difícil de descobrir algo mais. Como o COB ainda não lançou seu media guide (aqui o completo guia para imprensa da equipe das Olimpíadas de 2008) e a CBDA não tem (ou não achei) as fichas de seus melhores atletas e técnicos, não consegui mais nada.
Bem, como não sou repórter, estas informações para mim bastaram. E para você?
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero