Publicado em 15/07/13, aqui
Mais de dois mil alunos de 12 a 17 anos participam das provas no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte reúne esta semana desejos que vem de todas as regiões do Estado. Bons desempenhos, conquistas e, porque não, medalhas. Enfim, sonhos que só o esporte é capaz de proporcionar. Na etapa de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) que começou hoje, no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais, essa intenção se faz ação para os mais de dois mil alunos-atletas.
“Minha preparação veio com muito treino. Foi cansativo, mas tem que treinar para conseguir o que você quer”, diz Raifran Morais da Silva. O aluno da Escola Estadual João Pinheiro, em Ituiutaba, vai disputar a prova de 100 e 200 metros rasos, buscando repetir o feito de 2012, quando foi campeão mineiro e participou da etapa nacional.
Assim como Raifran, outros alunos de 312 escolas de educação básica (públicas e particulares) colocam à prova o esforço e preparação para o torneio. “Eu treino na UFMG três vezes por semana e espero sair no sábado com a minha medalha”, torce Juliana Cristina da Silva, de 14 anos. A estudante pertence à Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia.
Talvez, o maior prêmio da competição não sejam as medalhas, mas as oportunidades que o esporte pode dar. “A minha preparação este ano foi bem mais adequada à competição. Pretendo chegar à seleção mineira, brasileira e poder disputar uma olimpíada. Quem sabe a de 2016”, busca Guilherme de Oliveira Santos, de 17 anos. Ele vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de disco.
A modalidade de atletismo é realizada pela primeira vez em fase única. Provas como corridas rasas, corridas com barreiras, revezamentos, saltos e arremessos serão realizadas de acordo com a faixa etária dos estudantes.
Cerimônia de abertura
Na abertura da etapa de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, destacou que os benefícios do esporte vão além da saúde. “Na fase em que esses alunos estão o esporte vai ajuda-los em outras habilidades, como o trabalho em equipe que hoje é fundamental para a formação dos jovens e do aluno e o respeito”.
Para o secretário adjunto da secretaria de Estado de Esporte da Juventude, Rogério Romero, trata-se de “uma grande festa e mais que as medalhas, os jogos promovem a integração de alunos de diversas regiões e escolas. Aqui é um ambiente bem apropriado para essa experiência única na vida deles”.
Chegada à Belo Horizonte
A chegada à Belo Horizonte ocorreu no último domingo. Na Capital Mineira, os estudantes estão alojados em 15 escolas da rede estadual, onde recebem alimentação e se concentram para as provas que serão disputadas até o próximo sábado. “Eu já esperava encontrar tanta gente, em uma cidade deste tamanho, né? Espero que todos saiam bem nas provas e que nossa região ganhe pelos menos uma medalha”, deseja João Lucas Assunção Pena, de 13 anos. O jovem atleta é aluno da Escola Estadual Teófilo Martins, em Unaí, no Noroeste de Minas.
Nas escolas que servirão de alojamento, as aulas ficarão suspensas durante toda a semana. Porém, um calendário para a reposição dos cinco dias letivos foi criado e aprovado pelas regionais de ensino.
As provas de atletismo acontecem em dois módulos. Módulo I, com estudantes de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. Na modalidade de atletismo PCD participam os alunos-atletas de 12 a 19 anos. Essa modalidade é composta por provas como salto em distância, arremesso de peso (meninos) e arremesso de pelotas (meninas).
Raul Soares está presente com 10 alunos das E.E. João Felisberto da Costa (São Sebastião do Óculo), E.E. Dom Helvécio Gomes de Oliveira (Bicuíba) e E.M. Coronel João Domingos, boa sorte a nossos alunos/atletas.