Começa amanhã de manhã a derradeira chance, para a grande maioria dos nadadores, de ver sua vaga olímpica garantida. A última, a Tentativa Olímpica (início de Maio), será apenas para as provas que ainda tem vagas em aberto. São 364 atletas de 39 equipes, onde o favorito deve ser o Flamengo (com seus 61 nadadores), brigando com Pinheiros (56), Minas (33) e Corinthians (41), ou seja, mais da metade dos inscritos apenas em 4 equipes do Sudeste…
Estatísticas à parte, será a chance de redenção de Fabíola Molina, após o episódio de doping, além de uma chance para ver grandes estrangeiros, como o casal Laure Manadou e Frederick Bousquet, ambos medalhistas olímpicos, representando o Pinheiros.
Outros estrangeiros:
- Fiat Minas – Charlie Houchin (USA) e Carolina Colorado (Colômbia)
- Fluminense – Esteban Enderica (Equador) e Jorge Murillo (Colômbia)
- Flamengo – Miréia Belmonte (Espanha) e Eugene Godsoe (USA)
- Unisanta – Julia Sebastian (Argentina) e Cecilia Biagioli (Argentina)
- Grêmio Náutico União – Yousef Alaskari (Kuwait)
- Corinthians – Jeannette Ottesen e Lotte Friis (Dinamarca)
Como perceberam, o cardápio de estrangeiros diversificou e ficou até interessante, com vários destes atletas vindo pela primeira vez para o Brasil. Talvez a curiosidade de saber o que acontece no pais da próxima olimpíada faça com que esta migração cresça no próximo ciclo olímpico.
Segue e lista daqueles que já alcançaram índice e estão entre os dois melhores de alguma prova (ou seja, se outro fizer tempo melhor, é este quem carimba o passaporte): Cesar Cielo, Thiago Pereira, Felipe França, Bruno Fratus, Henrique Barbosa, Nicolas Oliveira, Henrique Rodrigues, Kaio Márcio, Leonardo de Deus, João Júnior, Joanna Maranhão, Graciele Hermann e Daynara de Paula.
O campeonato vai passar ao vivo na Sportv.
Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero